quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Gráfico da Dívida na Eurozona: Quem deve a quem?

O círculo mostra a dívida externa bruta, ou ao estrangeiro, de alguns dos principais intervenientes na Zona do Euro, bem como outras economias do Mundo Global. As setas mostram quanto dinheiro é devido por cada país aos bancos de outras nações. A dimensão das setas do devedor para o credor é proporcional ao dinheiro devido a partir do final de Junho de 2011. As cores atribuídas aos países são um guia para a quantidade de problemas no seio de cada economia.

A Europa está lutando para encontrar uma saída para a crise da Zona do Euro entre enormes dívidas, paragens do crescimento e o nervosismo generalizado dos mercados. Depois da Grécia, Irlanda e Portugal, a Itália será o próximo país forçado a procurar um bail-out.

Mas, com sistemas financeiros globais tão interligados, este não é apenas um problema da Zona do Euro e as repercussões estendem-se além das suas fronteiras.

Embora os empréstimos entre as nações apresentem poucos problema durante os anos de boom, quando um país não consegue solver as suas dívidas, os bancos estrangeiros e instituições financeiras que emprestaram dinheiro ficam expostos a perdas. Isso não só poderia desestabilizar o país de origem dos bancos, mas poderia, por sua vez, espalhar problemas por todo o mundo.

Assim, no emaranhado de empréstimos inter-país, que deve a quem?
clique num país no círculo para descobrir o que devem aos bancos em outros países, bem como para descobrir a sua dívida externa total, o seu PIB, a dívida externa por pessoa, a dívida externa em percentagem do PIB e a dívida pública em percentagem do PIB.

1. Constrói uma tabela no Excel com os dados acima,
partindo deste ficheiro.





2. Comparando o valor com PIB indicado para Portugal com o disponível no PORDATA, conclui quanto valem os triliões referidos neste exercício. Isto é, foi adoptada a norma americana ou a norma europeia. Justifica.

Comparando o valor com PIB indicado para Portugal verificámos no  PORDATA, que os triliões em norma Americana tem 12 zeros, seguindo a fórmula 3(N+1) = 12 zeros => 1 trilião 1.000.000.000.000. Na norma Europeia tem 18 zeros


3. Comenta os dados verificando a possibilidade de algum preconceito contra os países latinos.

Os países latinos presentes nos gráfico são Espanha, Portugal, Itália e Grécia. Existe algum preconceito contra estes países, verificando com os gráficos anteriores todos estes países têm dividas mas ninguem deve aos mesmos.


4. Apresenta uma noção de interdependência.

Interdependência económica é uma consequência da especialização, ou a divisão do trabalho, e é quase universal. Cournot escreveu:
Mas na realidade, o sistema económico é um todo do qual as partes estão conectadas e reagem umas sobre as outras. Um aumento na renda dos produtores de uma mercadoria irá afectar a demanda por comodidades B, C, etc, e os rendimentos dos seus produtores, e, por sua reacção muda a demanda por comodidades A.
Interdependência não é rígida, porque as empresas, indivíduos e nações podem mudar a partir da produção de um conjunto de produtos para o de outro. Ele descreve os países/estados-nação e/ou estados supranacionais, como a União Europeia (UE) ou o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que são especializados por causa do clima, a disponibilidade de capital e trabalho, e uma variedade de histórico e factores culturais. Essas nações ou grupos podem ser dependentes um do outro para qualquer (ou todas) das seguintes características:
  • Alimento
  • Energia
  • Minerais
  • Produtos manufacturados
  • Multinacionais/corporações transnacionais
  • Instituições financeiras
  • Dívida externa



Sem comentários:

Enviar um comentário